Os servidores da PR/SC Rodrigo Taddei Alves e Clarissa Mont'Alvão Fialho foram selecionados no processo seletivo para tutores do curso Noções Introdutórias de Direitos Humanos e Fundamentais.

Com exceção das conteudistas da PGR do curso, que também atuarão como tutoras e por isso não precisaram participar do processo seletivo, os servidores serão os únicos representantes de unidades locais e ficarão responsáveis, cada um, por uma turma de até 50 candidatos.

A servidora Clarissa Mont'Alvão Fialho é analista do MPU/Direito desde outubro de 1998 e tem MBA em Educação Corporativa, MBA em Direito Público, pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e é lotada no gabinete da procuradora da República Analúcia de Andrade Hartmann. O servidor Rodrigo Taddei Alves é técnico administrativo do MPU desde 1998, formado em Direito, com pós-graduação em Direitos Humanos e Direito do Trabalho. Ele atualmente ocupa o cargo de assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da PR/SC.

O curso será realizado pelo ambiente de Educação à Distância do MPF, no período de 4 a 29 de junho e terá carga horária de 30 horas.

Segundo a ementa, o curso considera que “diante da discussão sobre a importância da efetivação dos direitos fundamentais preconizados na Constituição Cidadã de 1988, emerge a oportunidade de propor reflexões sobre a pauta dos Direitos Humanos, e o processo de busca por dignidade e justiça social. Sendo o Ministério Público órgão incumbido constitucionalmente da ‘defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis’ (conforme CF artigo 127 e 129, II, e artigo 1º da LC MPU n. 75/1993) e de zelar pela efetiva fiscalização do cumprimento das leis e pela defesa de todos os cidadãos e cidadãs, em cumprimento ao princípio da dignidade humana, o conhecimento deste campo interdisciplinar torna-se essencial aos colaboradores do órgão, de modo a aperfeiçoar o trabalho desempenhado”.