Na quarta-feira, 7 de outubro de 2009 os procuradores que atuam no Grupo de Trabalho (GT) Zona Costeira se reuniram na PR/SC. Rafaella Alberici (PRM/Criciúma), Celso Três (PRM/Tubarão), Analúcia Hartmann (PR/SC) e Roger Fabre (PRM/Itajáí), esse último como Coordenador do GT, estão se organizando, juntamente com os técnicos do Ibama, Instituto Chico Mendes e UFSC, para analisar os rumos do Gerenciamento Costeiro (GERCO) em Santa Catarina.

O objetivo do encontro foi fazer uma análise preliminar do que o governo do Estado vem fazendo, por intermédio da empresa Ambiens Consultoria Ambiental, sobre o diagnóstico ambiental, a proposta da Zona Ecológica Econômica e os planos de gestão das cinco regiões costeiras catarinenses: Joinville, Itajaí, Florianópolis, Laguna e Araranguá.

Ficou definido, entre os participantes, que será feita uma cooperação entre as instituições para realizar um profundo estudo dos dados que estão sendo trabalhados pela Ambiens. Com a análise dos dados, o próximo passo foi definir estratégias de atuação para salvaguardar esse frágil ecossistema