A Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC) assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Defesa Civil para a implantação dos serviços do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e a viabilização da atuação conjunta e integrada entre diferentes setores do serviço público na gestão dos riscos e desastres. A partir da cooperação, assinada nesta terça-feira, 3, pelo procurador-chefe da PR/SC, Darlan Airton Dias, e pelo secretário Rodrigo Moratelli, da Defesa Civil, o MPF em Santa Catarina terá um representante no Cigerd.

No ato de assinatura do termo de cooperação, o secretário estadual da Defesa Civil disse que estão sendo feitos cerca de 30 protocolos para que o Cigerd possa fazer seu trabalho de gerenciamento de riscos, desastres e de crises, utilizando as ferramentas do planejamento estratégico. "Precisamos criar processos com a participação de todos que nos mostrem com clareza o que fazer em determinadas situações", explicou Rodrigo Moratelli.

O procurador-chefe, Darlan Airton Dias, que participou de encontros do Cigerd durante a paralisação dos caminhoneiros que parou parte do país no final de maio, disse ao secretário que nos próximos dias indicará o representante do MPF que participará do Centro Integrado.