O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) e a Ação Saberes Indígenas na Escola — Núcleo SC, convidam todos para a abertura da exposição Tecendo Saberes pelos Caminhos Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng. O evento ocorrerá no Pavilhão de Exposição Silvio Coelho dos Santos, do MArquE/UFSC, na próxima quarta-feira, 18 de outubro, às 18h.

A exposição é resultado da Ação Saberes Indígenas na Escola, que ao longo dos anos 2015 e 2017, esteve junto às escolas e aldeias Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em Santa Catarina.

Organizada por uma equipe de curadores e especialistas indígenas e não indígenas, muitos deles voluntários, a exposição é composta por quatro núcleos: Homenagem aos sábios e anciões; Mapas; Temáticas trabalhadas nas escolas, como alimentação, trançados e rituais, compreendidas de forma inter-relacionada, como parte das tecelagens culturais fiadas pelos mais velhos junto aos professores e os mais novos; Por fim, o da materialização, ou seja, expressões e manifestações dos professores e alunos quanto ao aprendizado vivido em conjunto nas comunidades escolares.

A exposição trata de conhecimentos, de saberes, envolvendo histórias e experiências vividas e repassadas de geração a geração desde tempos imemoriais, usando a palavra falada, a oralidade. Estimula o diálogo com a pluralidade étnica em mostra diferenças e semelhanças entre os três povos indígenas.

A mostra estará aberta para visitação até 29 de junho de 2018, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Contato para visitação: (48) 3721-6421 / 3721-9325 - MArquE Educação (educa.marque@gmail.com) e Secretaria.

Texto com informações do MArquE/UFSC.