O MPF em Chapecó integrou a Oficina de Planejamento Participativo (OPP) da Elaboração do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Chapecó (Flona), realizada entre os dias 18 a 20 de agosto, no plenário da UNOCHAPECÓ.

Quem representou nossa Instituição foram os colegas Alessandra Fontan Martin, Álvaro dos Santos Azevedo e Cristiano Borbas dos Santos, que tiveram a oportunidade, após término do evento, de visitar a Floresta Nacional de Chapecó.

O evento foi organizado  pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com execução da SócioAmbiental Consultores Associados. Para formular o Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC), foram analisados o contexto regional em que se insere a Flona de Chapecó, seus pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças à UC, entre outros tópicos.

Criada em 25 de outubro de 1968,  pela Portaria nº 560, a Flona é composta por duas glebas separadas entre si, localizadas nos municípios de Guatambú (Gleba I, com 1.290ha) e Chapecó (Gleba II, com 315 ha).

Participaram do evento diversas entidades representativas da comunidade e do governo, além de ONG's e Universidades