Agora, o cidadão poderá encaminhar documentação ao MPF por meio do sistema de peticionamento eletrônico. 

Para isso é preciso acessar o Portal do peticionamento eletrônico, realizar um pré-cadastro e depois comparecer a qualquer sede da instituição para entregar os documentos pessoais solicitados, momento em que será validado o cadastro.

Após a validação, o cidadão receberá, por e-mail, a senha para acessar o sistema diretamente pela internet.

Depois desse contato inicial, não será mais preciso enviar um documento físico via correio ou comparecer presencialmente ao protocolo de uma unidade, pois o envio de seu documento será no formato eletrônico, bastando para isso a indicação do número do procedimento em que deseja peticionar.

O serviço visa receber requerimentos, respostas, recursos e outras demandas que sejam vinculadas a um procedimento específico, seja da área administrativa ou seja da área extrajudicial.

O cidadão ganha agilidade e maior transparência no acompanhamento do seu documento, uma vez que poderá fazê-lo por meio do portal. Além disso, o cidadão poderá assinar eletronicamente os documentos que estiver enviando ao MPF.

Inicialmente o Sistema estará disponível apenas para as unidades de Santa Catarina, mas em muito breve será disponibilizado para todas as unidades do país.

Com vistas a preparar os servidores do Estado para trabalharem com a nova ferramenta, a Coordenadoria Jurídica e de Documentação da PRSC realizou, no último dia 14/09/2017, diversas reuniões por videoconferência com todas as PRMs do Estado. Na tarde da última sexta-feira, dia 22/09, foi a vez dos servidores que trabalham na Administração da PRSC receberem as orientações.

Segundo o Coordenador Jurídico e de Documentação da PRSC, Paulo Moura, trata-se de mais um grande passo rumo ao MPF totalmente digital.

Este passo trará muita economia e celeridade aos trâmites, na medida que o usuário externo economizará com papel, e terá seu documento protocolado em tempo real, sem precisar de se deslocar para fazê-lo.

A administração, por sua vez, ganha sob vários aspectos, pois os documentos já são recebidos, nos protocolos das unidades, cadastrados no Sistema Único, economizando o tempo dos servidores; ganha também com espaço, pois não terá mais a necessidade de fazer a guarda dos documentos que, até então, eram entregues em meio físico; por fim, entrega mais um serviço de qualidade ao cidadão.