A estagiária Jéssica de Camargo, da Procuradoria da República no Município de São Miguel do Oeste, conquistou o primeiro lugar da categoria "Aluno Universidade de Santa Catarina" do 1º Concurso de Artigos Científicos. O evento foi promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), pela Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O artigo escrito pela acadêmica do curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) teve como objeto a análise da violação dos direitos fundamentais da população carcerária em consonância com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) número 347 de 2015.

Segundo Jéssica, o objeto da pesquisa desenvolvida contribui para uma melhor compreensão acerca das mazelas do sistema carcerário e sua caracterização como um Estado de Coisas Inconstitucional. "Em que pese a sociedade taxar o presidiário como alguém considerado marginalizado no convívio social, esquece-se que são seres humanos e que a Constituição prevê uma série de Direitos Fundamentais que devem ser observados e garantidos a todos os cidadãos brasileiros, independente da condição em que se encontram", declarou a acadêmica. 

Literatura e poesia

Jéssica revela que gosta de escrever desde os oito anos de idade. O principal incentivo pela escrita foi dos pais. Uma poesia escrita pela acadêmica será publicada pela editora Chiado, na terceira edição de "Além da Terra, Além do Céu – Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea". 

Outro sonho de Jéssica é ver seu livro, de 130 páginas, publicado. Ela negocia com duas editoras. “Os valores são muito alto para publicação. Por isso, buscarei apoio das empresas”, afirmou. Pronto há aproximadamente cinco anos, o romance intitulado de “Mais uma de amor” demorou um ano até ser escrito. “Algumas amigas leram e gostaram do livro”, contou.