O procurador da República Maurício Pessutto participou, no dia 21,de julho de 2010 do programa Conversas Cruzadas da TVCOM. O programa, que foi ao ar de segunda a sábado, no canal 36 da NET, debate temas atuais e muitas vezes polêmicos. Durante uma hora, os participantes são entrevistados no formato "talk show".

Na oportunidade, o programa apresentado pelo jornalista Fabiano Marques, discutiu o assunto "hemofílicos de Santa Catarina pedem mais atenção por parte dos governantes". Além do procurador Pessutto, participaram o defensor público federal Thales Arcoverde Treiger, o presidente da Associação de Hemofílicos de SC, Gilson da Silva, e a presidente do Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia, Jussara Almeida.

Segundo o presidente da Associação de Hemofílicos de SC, uma das principais reivindicações é que o SUS forneça a profilaxia primária, ou seja, os medicamentos básicos para o controle da doença.

De acordo com o procurador Maurício, toda conquista exige uma luta, exige que se busque esse direito com uma organização social ou, por outra forma, pela via judicial. "O Ministério Público atua nesse vácuo de ausência de políticas públicas e tenta buscar uma solução coletiva para atender a todos os pacientes".

A entrevista foi gravada pela Ascom e está à disposição para quem tiver interesse em assistir, bastando solicitar uma cópia.

Antes de se transferir para a PR/SC, Maurício Pessutto foi procurador da República em Joaçaba, onde oficiou desde 2002. De Joaçaba, trouxe uma forma de atuação universal. Aqui na PR/SC, é titular em Cidadania (previdenciário e saúde), Cível (e-proc v2, juizado especial eletrônico e turma recursal), Consumidor e Ordem Econômica, e Minorias Étnicas. Além disso, é substituto na PRDC e no meio ambiente.