As Coordenadorias de Informática da PR/SC, PRR4, PR/RS e PR/PR se reuniram em Porto Alegre nos dias 1º e 02/03/2011 para discutir a viabilização da integração dos sistemas E-proc do TRF da 4ª Região e Único do MPF.

A PR/SC foi representada pelo Coordenador de Informática, Gerson Cunegatto, e pelo técnico de informática da PRM de Lages, Frederico de Souza Filho (integrante da equipe de desenvolvimento do sistema Único).

Foram analisados o modelo de dados para a importação, apresentado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) da PGR, e o serviço de Webservice (Sistema Minuano), desenvolvido pela PR/RS e TRF da 4ª Região. Além disso, foi definida uma proposta de desenvolvimento cooperativo entre todas as Coordenadorias de Informática da 4ª Região.

Conforme o colega Gerson, essa integração "vai acontecer em todo o MPF, mas cada região abrangida pelos TRFs tem um sistema de processo eletrônico diferente, pois o E-proc do TRF4 é diferente do E-proc do TRF1". Segundo ele, a integração de sistemas é uma necessidade de todas as PRs e foi solicitada pelos procuradores, quando da implantação do E-proc no TRF, pois, desde lá, os sistemas E-proc e Único são alimentados com as mesmas informações. Ainda segundo Gerson, até julho os usuários dos sistemas começarão a perceber os primeiros resultados da integração.

O modelo de integração abrangeu as etapas abaixo:

 

Etapa

Descrição

Situação

Produção

1

Cadastro de Processos

em análise

julho/2011

2

Entrada de Processos (retorno)

em análise

julho/2011

3

Distribuição

a definir

dezembro/2011

4

Cadastro de Manifestação

estudo de Viabilidade

-

5

Dilação de Prazo

estudo de Viabilidade

-

6

Cadastro de Audiências

estudo de Viabilidade

-